Qualificação de doutorado da Tainara Agostini

Na quarta-feira, 19 de julho de 2023, Tainara Agostini, integrante do grupo GeSER, foi aprovada no exame de qualificação de doutorado com a tese intitulada "Análise de fatores linguísticos influenciadores na interpretação de situação-problema em matemática: uma abordagem semântico-experimental". O desenvolvimento de sua tese tem como objetivo averiguar os fatores linguísticos influenciadores na dificuldade de interpretação de situações-problema em matemática vivenciada por alunos de 6° ao 9° anos. Essa pesquisa é relevante, pois a matemática ainda não é tratada pelo senso comum como uma linguagem e pouco é o diálogo com o português. A ausência de diálogo entre as áreas afeta os alunos, pois, a fim de que se chegue a um resultado ou ao entendimento de um texto matemático, principalmente exercícios, torna-se necessário ler e compreender, isto é, existe um processo de tradução entre a língua natural para linguagem matemática, um intercâmbio de códigos. Por conta disso, pelo fato de palavras incomuns aos alunos serem utilizadas na composição das situações-problema, os estudantes enfrentam dificuldades para conseguirem resolvê-las. Nesse sentido, a tese em desenvolvimento se foca no vocabulário como elemento crucial para a resolução das questões matemáticas, uma vez que o aluno precisa conhecer o objeto linguístico com o qual está tendo contato para que seja possível a tradução da linguagem natural para a linguagem matemática. Assim, a pesquisadora recorre aos pressupostos de Frege (1960) o qual defendeu a ideia de que é possível chegar a um mesmo referente de formas diferentes, isto é, existe mais de um sentido para o mesmo referente, desse modo, quanto mais sentido sobre o mesmo objeto, mais meios se têm para ganhos cognitivos. Todavia, o que se tem como hipótese é que os alunos não conseguem chegar ao referente pelo fato de não conhecerem os termos, implicando no não entendimento do problema. Partindo desta via, a de que o desconhecimento vocabular possa ter efeitos sobre a interpretação, a tese construiu um corpus somente do gênero situação-problema para analisar a escolha e o uso das palavras, a fim de averiguar quais palavras estão sendo utilizadas e sua frequência, de modo a investigar se - e como - a escolha dessas palavras influencia no processo interpretativo do aluno. A fim de avaliar a frequência desses termos, trabalhou-se com análise comparativa entre alguns corpora: Corpus de Situações-problema Matemáticas (somente de situações-problema), o LexPorBr Infantil (corpus de palavras frequentes às crianças brasileiras) e o Corpus Fonotático do Português Brasileiro (corpus do português brasileiro comum a adultos). Essa análise foi feita por meio da correlação de Pearson, dado que por ela é possível calcular duas variáveis para averiguar a relação entre elas. Com isso, analisamos se de fato os termos utilizados são ou não comuns ao público-alvo.

A tese de Tainara está sob orientação do professor Cleber Conde (PPGL-UFSCar) e co-orientação de Amanda Post da Silveira (UFJ). Sua banca de qualificação foi composta por Renato Miguel Basso (UFSCar), Marcus Maia (UFRJ) e Janaina Weissheimer (UFRN).

O grupo GeSER parabeniza Tainara Agostini por mais uma etapa concluída!