Projetos

Projetos, em andamento, dos membros integrantes do grupo do GeSER:

PROJETOS EM DESCRIÇÃO FORMAL DE LÍNGUAS NATURAIS

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

Descrição formal de línguas naturais na interface entre semântica, sintaxe e pragmática

Este projeto congrega diversas iniciativas de descrição de fenômenos linguísticos que tentam contemplar as interfaces entre semântica, sintaxe e pragmática com o intuito de que os temas sejam tratados de modo mais abrangente e satisfatório.

Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai

Imperativo em português brasileiro na interface da Semântica, Sintaxe e Pragmática

Lida-se com imperativos no português brasileiro, além de outras formas que veiculam a força diretiva e a relação de pronomes indexicais correferenciados aos addressees do contexto, isto é, aqueles ouvintes que executarão a ação imperativa logo após seu proferimento.

Elisa Anju Lardapide

Anti-comitatividade: a semântica e pragmática do (não) acompanhamento

O projeto tem como objetivo principal investigar e descrever o funcionamento semântico-pragmático da anti-comitatividade no português brasileiro (PB), categoria gramatical que contribui para a expressão de não acompanhamento. Dentre os itens do inventário do PB, podemos considerar ‘sozinho’ e ‘sem’, por exemplo, como modificadores anti-comitativos, visto que contribuem semanticamente com a noção de não possuir companhia. Trata-se de um tema pouco explorado, ainda mais considerando o contexto do PB, que contribui para a descrição formal do PB e no avanço da literatura especializada. Os resultados esperados, portanto, são tanto analíticos quanto teóricos.

PROJETOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

A linguagem como objeto de ciência na educação básica

A educação formal no nível fundamental e médio (educação básica) não apresenta a língua como objeto da ciência e, portanto, muitos estudantes não têm acesso ao conhecimento linguístico. Esta pesquisa procura desenvolver conhecimento teórico e metodológico sobre o ensino de conceitos linguísticos.

Prof. Ma. Jane Eder Girardi

Método de ensino de conceitos linguísticos por meio da criação de uma língua fictícia

O presente projeto tem como finalidade desenvolver um método de ensino de conceitos linguísticos, em que os estudantes/falantes possam usar seu conhecimento internalizado e suas intuições de falantes do português brasileiro (PB) para construir uma gramática. Tal construção se dá pela elaboração de uma língua fictícia.

Prof. Ma. Tainara Duro Agostini

Análise de fatores linguísticos influenciadores na interpretação de situação-problema em matemática: uma abordagem semântico-experimental 

Este projeto possui como objetivo analisar elementos linguísticos que influenciam no processo interpretativo de situações-problema em matemática e de que forma isso ocorre. Para chegar a tais respostas, enunciados de livros didáticos de matemática serão analisados por meio da abordagem semântico-experimental. 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde & Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai & Prof. Dr. Renato Miguel Basso & Heloisa Bueno & Elisa Anju

Programa 'Mexendo com a Língua'

O 'Mexendo com a Língua' é um programa de rádio e podcast sobre as pesquisas envolvendo língua, linguagem e suas interfaces. Trata-se de um projeto de divulgação científica em que pesquisadores de diversas áreas dos estudos linguísticos são entrevistados, mostrando, assim, o tipo de trabalho feito pelos pesquisadores da linguagem. É possível acessar gratuitamente os episódios do programa através do site da Rádio UFSCar <http://radio.ufscar.br/vPodcast/mexendo-com-a-lingua> e pelo Spotify <https://open.spotify.com/show/2LWxgCBXuAcsLBuBIfMLRj>.

Beatriz Habara Morgon

A influência do ensino grafocêntrico no entendimento da fonética e da linguística

Esta pesquisa busca, por meio dos dados fornecidos pelo projeto de Educação Linguística de Jane Girardi, analisar como o atual método de ensino da língua, voltado para o grafocentrismo, influencia negativamente no entedimento dos alunos sobre a linguística e linguagem em geral, mais especificamente da fonética.