Projetos

Projetos, em andamento, dos membros integrantes do grupo do GeSER:

PROJETOS EM DESCRIÇÃO FORMAL DE LÍNGUAS NATURAIS

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

Descrição formal de línguas naturais na interface entre semântica, sintaxe e pragmática

Este projeto congrega diversas iniciativas de descrição de fenômenos linguísticos que tentam contemplar as interfaces entre semântica, sintaxe e pragmática com o intuito de que os temas sejam tratados de modo mais abrangente e satisfatório.

Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai

Imperativos em português brasileiro e suas interfaces transdisciplinares

Lida-se com imperativos no português brasileiro, além de outras formas que veiculam a força diretiva e a relação de pronomes indexicais correferenciados aos addressees do contexto, isto é, aqueles ouvintes que executarão a ação imperativa logo após seu proferimento.

Elisa Anju Lardapide

Anti-comitatividade: a semântica e pragmática do (não) acompanhamento

O projeto tem como objetivo principal investigar e descrever o funcionamento semântico-pragmático da anti-comitatividade no português brasileiro (PB), categoria gramatical que contribui para a expressão de não acompanhamento. Dentre os itens do inventário do PB, podemos considerar ‘sozinho’ e ‘sem’, por exemplo, como modificadores anti-comitativos, visto que contribuem semanticamente com a noção de não possuir companhia. Trata-se de um tema pouco explorado, ainda mais considerando o contexto do PB, que contribui para a descrição formal do PB e no avanço da literatura especializada. Os resultados esperados, portanto, são tanto analíticos quanto teóricos.

PROJETOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

A linguagem como objeto de ciência na educação básica

A educação formal no nível fundamental e médio (educação básica) segue um conjunto de parâmetros curriculares conhecidos pela sigla PCN. Todos os documentos que orientam o trabalho com ensino de língua-linguagem apontam para a análise linguística, o que é muito importante para a formação dos alunos. No entanto, os documentos não ressaltam a linguagem como objeto de ciência, fixando apenas apenas na performance do aluno na língua alvo. Este projeto de pesquisa pretende desenvolver uma reflexão de como a educação básica pode olhar para as línguas e suas complexidades sendo elas objeto de ciência. Isso pode ocorrer através de diversos métodos e técnicas que serão desenvolvidos ao logo da pesquisa.

Prof. Ma. Jane Eder Girardi

Método de ensino de conceitos linguísticos por meio da criação de uma língua fictícia

O presente projeto tem como finalidade desenvolver um método de ensino de conceitos linguísticos, em que os estudantes/falantes possam usar seu conhecimento internalizado e suas intuições de falantes do português brasileiro (PB) para construir uma gramática. Tal construção se dá pela elaboração de uma língua fictícia.

Prof. Ma. Tainara Duro Agostini

Análise de fatores linguísticos influenciadores na interpretação de situação-problema em matemática: uma abordagem semântico-experimental 

Este projeto possui como objetivo analisar elementos linguísticos que influenciam no processo interpretativo de situações-problema em matemática e de que forma isso ocorre. Para chegar a tais respostas, enunciados de livros didáticos de matemática serão analisados por meio da abordagem semântico-experimental. 

Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde & Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai & Prof. Dr. Renato Miguel Basso & Heloisa Bueno & Elisa Anju

Programa 'Mexendo com a Língua'

O 'Mexendo com a Língua' é um programa de rádio e podcast sobre as pesquisas envolvendo língua, linguagem e suas interfaces. Trata-se de um projeto de divulgação científica em que pesquisadores de diversas áreas dos estudos linguísticos são entrevistados, mostrando, assim, o tipo de trabalho feito pelos pesquisadores da linguagem. É possível acessar gratuitamente os episódios do programa através do site da Rádio UFSCar <http://radio.ufscar.br/vPodcast/mexendo-com-a-lingua> e pelo Spotify <https://open.spotify.com/show/2LWxgCBXuAcsLBuBIfMLRj>.

Beatriz Habara Morgon

CONLANG NA ESCOLA: a escrita e a oralidade de línguas inventadas

Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar a percepção que as crianças participantes da Oficina de Língua Inventada (OLI) de Girardi (2020) possuem sobre o sistema escrito e falado, a fim de contribuir no desenvolvimento de um método de ensino de conceitos linguísticos.

Dirceu Cleber Conde

Conlang na escola: métodos para se pensar as línguas e compreender intuições

O projeto tem como objeto desenvolver um método para se utilizar a atividade deconstruir línguas artificialmente (constructed languages - conlangs) a partir dasintuições dos falantes. Essa atividade procura desenvolver dois efeitos: um método lúdico para que crianças se interessem por ciência, línguas e linguística, ao mesmo tempo que colhe dados sobre as intuições dos falantes do português sobre sua própria língua. O projeto abarca pesquisas que buscam as intuições dos falantes e o desenvolvimento dos métodos para trabalho em sala de aula desde aspectos fonéticos e gráficos a estruturas morfossintáticas, semânticas e pragmáticas.