Projetos
Projetos, em andamento, dos membros integrantes do grupo do GeSER:
PROJETOS EM DESCRIÇÃO FORMAL DE LÍNGUAS NATURAIS
Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde Descrição formal de línguas naturais na interface entre semântica, sintaxe e pragmática Este projeto congrega diversas iniciativas de descrição de fenômenos linguísticos que tentam contemplar as interfaces entre semântica, sintaxe e pragmática com o intuito de que os temas sejam tratados de modo mais abrangente e satisfatório. |
Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai Imperativos em português brasileiro e suas interfaces transdisciplinares Lida-se com imperativos no português brasileiro, além de outras formas que veiculam a força diretiva e a relação de pronomes indexicais correferenciados aos addressees do contexto, isto é, aqueles ouvintes que executarão a ação imperativa logo após seu proferimento. |
Elisa Anju Lardapide Anti-comitatividade: a semântica e pragmática do (não) acompanhamento O projeto tem como objetivo principal investigar e descrever o funcionamento semântico-pragmático da anti-comitatividade no português brasileiro (PB), categoria gramatical que contribui para a expressão de não acompanhamento. Dentre os itens do inventário do PB, podemos considerar ‘sozinho’ e ‘sem’, por exemplo, como modificadores anti-comitativos, visto que contribuem semanticamente com a noção de não possuir companhia. Trata-se de um tema pouco explorado, ainda mais considerando o contexto do PB, que contribui para a descrição formal do PB e no avanço da literatura especializada. Os resultados esperados, portanto, são tanto analíticos quanto teóricos. |
PROJETOS EM EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde A linguagem como objeto de ciência na educação básica A educação formal no nível fundamental e médio (educação básica) segue um conjunto de parâmetros curriculares conhecidos pela sigla PCN. Todos os documentos que orientam o trabalho com ensino de língua-linguagem apontam para a análise linguística, o que é muito importante para a formação dos alunos. No entanto, os documentos não ressaltam a linguagem como objeto de ciência, fixando apenas apenas na performance do aluno na língua alvo. Este projeto de pesquisa pretende desenvolver uma reflexão de como a educação básica pode olhar para as línguas e suas complexidades sendo elas objeto de ciência. Isso pode ocorrer através de diversos métodos e técnicas que serão desenvolvidos ao logo da pesquisa. |
Prof. Ma. Jane Eder Girardi Método de ensino de conceitos linguísticos por meio da criação de uma língua fictícia O presente projeto tem como finalidade desenvolver um método de ensino de conceitos linguísticos, em que os estudantes/falantes possam usar seu conhecimento internalizado e suas intuições de falantes do português brasileiro (PB) para construir uma gramática. Tal construção se dá pela elaboração de uma língua fictícia. |
Prof. Ma. Tainara Duro Agostini Análise de fatores linguísticos influenciadores na interpretação de situação-problema em matemática: uma abordagem semântico-experimental Este projeto possui como objetivo analisar elementos linguísticos que influenciam no processo interpretativo de situações-problema em matemática e de que forma isso ocorre. Para chegar a tais respostas, enunciados de livros didáticos de matemática serão analisados por meio da abordagem semântico-experimental. |
Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde & Prof. Dr. Yan Masetto Nicolai & Prof. Dr. Renato Miguel Basso & Heloisa Bueno & Elisa Anju Programa 'Mexendo com a Língua' O 'Mexendo com a Língua' é um programa de rádio e podcast sobre as pesquisas envolvendo língua, linguagem e suas interfaces. Trata-se de um projeto de divulgação científica em que pesquisadores de diversas áreas dos estudos linguísticos são entrevistados, mostrando, assim, o tipo de trabalho feito pelos pesquisadores da linguagem. É possível acessar gratuitamente os episódios do programa através do site da Rádio UFSCar <http://radio.ufscar.br/vPodcast/mexendo-com-a-lingua> e pelo Spotify <https://open.spotify.com/show/2LWxgCBXuAcsLBuBIfMLRj>. |
Beatriz Habara Morgon CONLANG NA ESCOLA: a escrita e a oralidade de línguas inventadas Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar a percepção que as crianças participantes da Oficina de Língua Inventada (OLI) de Girardi (2020) possuem sobre o sistema escrito e falado, a fim de contribuir no desenvolvimento de um método de ensino de conceitos linguísticos. |
Dirceu Cleber Conde Conlang na escola: métodos para se pensar as línguas e compreender intuições O projeto tem como objeto desenvolver um método para se utilizar a atividade deconstruir línguas artificialmente (constructed languages - conlangs) a partir dasintuições dos falantes. Essa atividade procura desenvolver dois efeitos: um método lúdico para que crianças se interessem por ciência, línguas e linguística, ao mesmo tempo que colhe dados sobre as intuições dos falantes do português sobre sua própria língua. O projeto abarca pesquisas que buscam as intuições dos falantes e o desenvolvimento dos métodos para trabalho em sala de aula desde aspectos fonéticos e gráficos a estruturas morfossintáticas, semânticas e pragmáticas.
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